Propósito da Psicopedagogia

Devido à crescente mobilidade dos sistemas de Ensino Aprendizagem e Familiar, as fortes demandas de tarefas e exigências do currículo, os indivíduos veem-se em alguns momentos solitários e inseguros para organizar e realizar seus estudos.

a Psicopedagoga projeta e realiza atividades de acompanhamento psicopedagógico e escolar, para que crianças e pais, jovens e adultos desenvolvam estratégias e habilidades próprias de estudo de maneira autônoma, segura e eficiente, contando com o apoio de profissionais atuantes e especializados que orientam esses indivíduos sobre seus papéis nessa relação de aprender a aprender.

Nossa equipe conta com a atuação de profissionais experientes e especializados sob o apoio de equipe multidisciplinar, que desenvolvem atividades específicas e personalizadas de acordo com a realidade e necessidade de cada indivíduo.

Destaca-se por manter um olhar individual e personalizado, observando e respeitando cada indivíduo de acordo com suas habilidades e potencialidades, para que estes sintam se fortalecidos para enfrentar os desafios da vida com segurança em si

O interesse por ler e aprender

Nunca é cedo  demais para começar a ler para seus filhos. Até os bebês gostam do ritmo da voz dos pais lendo histórias simples ou mesmo recitando o alfabeto. Ler para crianças pequenas desde cedo, e com frequência, ajuda no desenvolvimento de seu vocabulário, estimula uma melhor compreensão do mundo e desperta nelas um grande interesse em ler sozinhas. Fazer da leitura um ritual diário capacita seu filho a entender que o tempo para ler é um momento tranquilo e estruturado para relaxar e se concentrar

Brincar e aprender

É importante lembrar-se de que brincar é de fato uma forma de aprender. Ao brincar com a criança, você a ajuda a desenvolver habilidades sociais importantes, e brincadeiras adequadas podem ajudar a reforçar os conceitos que você deseja incutir no seu filho.

O mais importante de tudo: divirta-se durante o tempo que você passa ajudando seu filho a aprender. As crianças imitam os pais, e se você sente um prazer genuíno com a leitura, as descobertas, o ato de compartilhá-las e o aprendizado, seu filho também sentirá.

Leitura e escrita

A escrita de uma criança pode parecer rabiscos aos olhos de um adulto, mas é cheia de significado para a criança em idade pré-escolar que a fez. Quer ver? Peça a ela que leia para  você!  Aprender a escrever requer tempo. Assim como o desenvolvimento da fala começa com o balbuciar e o caminhar começa com o engatinhar, a escrita começa com o ato de rabiscar.

Com o tempo, as crianças ganham mais consciência das letras e palavras à sua volta – na embalagem de biscoito, nas bilhetes da vovó, e assim por diante. As crianças tentam copiar aquelas letras e dispô-las lado a lado, formando palavras para se fazer entender.